Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn

    "O que deveria ser feito do homem que inventou a celebração de aniversário de casamento? Só assassinato seria leve demais" 
                                                                                        Garota Exemplar, 124


        Não recomendado para menores de 16 anos




Autor: Gillian Flynn
Ano de Publicação: 2012
ISBN: 978-85-8057-290-2
Título Original: Gone Girl
Editora: Intrínseca
Páginas: 446
Tradução de: Alexandre Martins



  





     Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. 


     Amy Elliott e Nick Dunne estão casados há quatro anos. Um casamento que de início tinha tudo para ser um mar de rosas, pois tanto Nick quanto Amy tinham um estilo de vida confortável. Nick, que com muito esforço formou-se em jornalismo e mudou-se para Nova York no final dos anos 1990, quando Nova York ainda estava em seus dias de glória com os jornalistas, onde encontrou trabalho em uma revista que trabalhou durante onze anos. Amy era formada em psicologia e ganhava a vida escrevendo testes de personalidade para revistas, e ainda faturava com as vendas do livro "Amy Exemplar", uma série de 20 livros que seus pais que também são psicólogos escreveram em homenagem à filha Amy na década de 1980, que fez muito sucesso entre garotas o que acarretou diversos fãs para o livro, e muitos deles queriam ser a Amy Exemplar. Nos livros, Amy era sempre perfeita, e sempre agia da forma politicamente correta, por exemplo: "se a professora de Amy passasse um dever de casa na sexta-feira para os alunos fazerem com calma no final de semana e o levarem pronto na segunda-feira. E na segunda-feira a professora esquece que havia passado o dever, e os alunos que não fizeram (garanto que muitos) suspiram de alívio, até que a Amy gentilmente lembra a professora do dever, e ainda dá o maior sermão nos alunos que não fizeram o dever e é aplaudida por toda a classe por sua atitude". Ou seja, os livros de Amy no meu ponto de vista, eram extremamente chatos.
         Com a chegada da crise econômica nos Estados Unidos várias empresas encontram-se à beira da falência e não encontram outra alternativa a não ser demitir muitos funcionários. À partir daí o casamento perfeito começa a apresentar ranhuras, pois Nick acaba sendo despedido da revista, na qual tanto amava trabalhar, e semanas depois Amy também é despedida de seu emprego. Para Amy o desemprego não piorou em nada sua vida, pois assim teria mais tempo para se dedicar ao marido, e o dinheiro aparentemente para ela não é nenhum problema, pois com a venda dos livros ao longo dos anos, Amy tem uma conta bancária de quase US$ 800.00,00. Já Nick não tem nenhum tostão. E encontrar emprego nesta época difícil é praticamente impossível.
          Enquanto aguardam ansiosamente a crise passar, Nick recebe uma ligação de sua irmã gêmea Margo Dunne ou simplesmente Go, avisando-o sobre o estado de saúde de sua mãe, que esta muito debilitada, e Go precisa de ajuda para cuidar da senhora, já que as clínicas de repouso não teriam como dar a atenção necessária a ela. Nick decide então voltar para o Missouri, mas a sua decisão repentina só encontra um problema Amy. Amy raramente encontrava-se com a mãe de Nick, e os poucos encontros que tiveram deixaram ambas perplexas. Depois de muita conversa, Nick e Amy mudam-se para o Missouri. Com dinheiro emprestado de Amy, Nick e Go fundam "O Bar", que nada mais é do que um bar, um negócio que sempre foi o sonho de Nick e Go.
          No dia do aniversário de quinto ano de casamento, Nick estava trabalhando n'O Bar, quando seu vizinho da frente ligou, avisando à Nick de que havia algo errado com a casa dele, pois a porta estava escancarada e seu gato estava no tapete do lado de fora da casa. Nick estranha a ligação e resolve ir para casa. Ao chegar, ele encontra a porta completamente escancarada, o gato no tapete e a casa completamente revirada, com o divã da sala tombado, o ferro de passar ligado e uma chaleira com uma água escaldante fervendo no fogão, Nick chama por Amy diversas vezes, e não obtém resposta em nenhuma das tentativas, Amy não está em lugar algum. Após ligar várias vezes para seu celular e deixar diversas mensagens de retorno. Nick chega então à assustadora conclusão, Amy está desaparecida! Mal sabia Nick que sua vida esta prestes à virar de cabeça para baixo.
         Nick aciona a polícia, e dois policiais são enviados para sua casa, que ao verem o estado da casa chamam outros dois investigadores para obter uma análise mais completa do local e coletar o máximo de evidências que conseguirem. Logo, Nick é chamado para responder algumas perguntas, acaba sentindo-se incomodado e  mente em quase todas as respostas. Enquanto os polícias vasculham a casa, acabam encontrando no quarto do casal, uma carta intitulada "Pista 1". Automaticamente Nick recorda-se da tradicional Caça ao Tesouro, uma brincadeira que Amy faz para Nick, com pistas elaboradas, que quando desvendadas levavam Nick ao presente de casamento. Amy adorava jogos mentais. O único problema com as caças ao tesouro de Amy era que Nick nunca entendia as pistas. No primeiro aniversário de casamento deles, em Nova York, Nick descobriu apenas 2 das 7 pistas, que teve como dica inicial:
                                
      Este lugar é uma espécie de buraco escavado. 
Mas tivemos um ótimo beijo lá certa terça-feira do outono passado

                                                                     E outras como:

Quando estou desanimada e deprimida. 
Só há um lugar que melhora minha vida


          Nick havia esquecido completamente da caça ao tesouro. E enquanto tenta descobrir as respostas para as pistas. As evidências encontradas pelos policiais levam à crer que Nick não é tão inocente quanto aparenta ser e todas as provas são apontadas para ele.


       Uma história realmente fantástica, foi um tanto difícil fazer a resenha, pois havia muitos detalhes que fiquei com medo de colocar e acabar dando spoiler da história, já que é um livro que surpreende o leitor a todo momento. Adorei do começo ao fim, apesar de o final ter me decepcionado, este é o grande motivo por não ter levado cinco estrelas, não tem como não gostar. Os personagens muito bem elaborados com uma história de tirar o fôlego, prende o leitor o tempo todo. A narrativa é em primeira pessoa, e transcorre entre Nick e anotações pessoais do diário de Amy. Há algumas passagens "sombrias", por isso a classificação para maiores de 16 anos. O trabalho que a autora realizou neste livro foi sensacional, desenvolveu cada problemática que foi apresentada. Recomendadíssimo. Há também a adaptação cinematográfica do livro, ainda não assisti ao filme, mas quando assistir deixarei minha opinião. 
Há também o livro com a capa do filme, que é esta aqui em baixo.


Assistam ao trailer do filme



                                                          Combina com o livro:


Gostou da resenha? Então não esqueça de curtir a nossa página no facebook na barra lateral direita, ou clicando aqui. Assim você fica por dentro das próximas resenhas e tudo o que acontece no blog. 


                                                       

7 comentários:

  1. estou lendo este livro e adorando espero que o final seja tão bom quanto o livro todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro realmente é maravilhoso, o final foi ótimo, mas eu esperava mais da autora. Quando você acabar a leitura me conte o que achou, ok?
      Obrigada pela visita.
      Um beijo

      Excluir
  2. Adorei sua resenha!
    Tô louca para ler esse livro, e estou resistindo a ver o filme exatamente porque quero ler primeiro.
    Tenho uma lista enorme de livros para ler e não sei nem por onde começar e ele acaba ficando negligenciado atrás de outros que vão aparecendo...
    Mas amei sua resenha. Só fez aumentar a vontade de ler.
    Um beijo!
    Se quiser visitar nosso cantinho tá aqui o link!

    www.trechoseresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Leia o livro primeiro, pois o filme sempre acaba faltando alguns elementos, e a história é fantástica. Quando você ler o livro me conte o que achou, ok?
      Muito obrigada pela visita.
      Um beijo
      (Com certeza vou visitar seu blog :D )

      Excluir
  3. Hum, que blog lindo :)
    Só não li a resenha pq comprei o livro ontem e quero manter totalmente a surpresa, mas gostei bastante, estou seguindo! http://livroarbitriodotco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha,você escreve super bem *-* beijos e já estou seguindo

    http://worldoffashionbea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Com tua resenha, até me animei, viu? ^^
    E adorei a rima em "... escavado. ... passado", heheh! :D
    Beijo, Min - http://qualeoseuladob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo