Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio

"Quando tiver de escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"
                                                                                                   

                                                                                             Autor: R.J. Palacio
                                                                                                        Ano de Publicação: 2012
                                                                                                           ISBN: 978-85-8057-301-5
                                                                                              Editora: Intrínseca 
                                                                                       Páginas: 313 

         Sinopse: August Pullman (Auggie) nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca frequentou uma escola de verdade ... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, e pior ainda quando se tem um rosto diferente. Prestes a começar o ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
               Sobre a história: August Pullman ou Auggie tem 9 anos, e nunca foi a uma escola de verdade, sempre teve aulas em casa com sua mãe, que apesar de muito esforçada é péssima com frações, e é com este argumento que ela tenta convencer August e seu pai de que August precisa frequentar uma escola e receber o ensino adequado, fazer amizades e ter contato com outras crianças. Apesar de August se sentir confortável, ficando em casa e às vezes ir ao parque com sua irmã Via (Olívia), ele acaba cedendo e decide dar uma chance à mãe e aceita o convite de conhecer as dependências do colégio, onde caso queira poderá frequentar o ano letivo. 
               No dia marcado para a visita no colégio, August conhece o Sr. Busanfa, o diretor do colégio, um nome um tanto engraçado e incomum que faz que August não se sinta tão diferente. Tentando fazer com que August fique confortável, o diretor convida outras três crianças da mesma idade de August, para ajuda-lo a conhecer melhor as dependências da escola. Apesar de alguns inconvenientes durante a visita, August decide frequentar o ano letivo no colégio. A ideia parece ótima à princípio, mas não por muito tempo, afinal a escola é um período difícil na vida de qualquer pessoa (ao menos na minha foi), mas para August vai ser ainda pior. Logo no primeiro dia de aula, fica claro para August que o ano letivo será longo e árduo, pois ao entrar na sala de aula, nenhum aluno quis sentar perto dele, e tentam evita-lo ao máximo. Ao decorrer dos dias August percebe os olhares e comentários maldosos feitos por outros aluno à respeito do seu rosto, e qualquer tentativa de aproximação física com ele, sendo um simples toque de mãos, são evitados por boa parte dos alunos, nesses momentos são retratados por August fazendo uma citação ao livro "Diário de Um Banana - Jeff Kinney " onde no colégio que o Greg Heffley (personagem principal) estuda, há uma fatia de queijo no chão da quadra de esportes, e esta lá há tanto tempo que acabou virando uma fatia fétida e mofada, e todos os alunos "fogem" dele, pois se alguém encostar na fatia, a pessoa ficara com o Toque do Queijo, e enquanto não transferirem o "toque" para outra pessoa nenhum aluno se aproximará dele. Nesses momentos August sentia-se como se fosse o queijo, já que nenhum aluno chegava perto dele, a não ser Summer, a única garota que se aproximou de August e não liga nem um pouco pela sua aparência, o que de alguma forma não é o suficiente pois August já se transformou em uma espécie de piada da escola, onde as piadinhas e as brincadeiras maldosas ganham força a cada dia, fazendo com que August fique deprimido. Confesso que em várias partes do livro, tive que interromper a leitura, pois todo o sofrimento que o bullying causa em sua vítima, ainda mais em uma criança tão adorável quanto Auggie, acabavam me machucando, pois a autora, transcreveu o bullying na sua forma nua e crua. Por mais que Auggie tente não ligar, a situação vai ficando insuportável de uma maneira tão grande, que os pais dele percebem e ficam preocupados.
August não entende o porque das outras crianças do colégio serem tão maldosas com ele. Ele é um garoto extremamente gentil e bondoso até com aqueles que o chateiam, e acaba decidindo não voltar mais para escola, e em meio à toda essa preocupação dos pais de August com ele, sua irmã Via também se sente ofuscada, já que os pais ficam mais tempo com Auggie do que com ele e toda a atenção deles é direcionada para o bem-estar de August.
              Apesar de tudo, August decide retornar à escola e enfrentar tudo de cabeça erguida, e a força que ele cria para lidar com tudo isso é surpreendente, inclusive em momentos que confesso que eu desanimaria, mas August não, ele realmente enfrenta tudo com bom humor, e não dá mais atenção para aqueles que antes só queriam vê-lo triste.

              Minha Opinião: Um livro excelente! Quem olha para ele pode pensar que é um livro para crianças, mas definitivamente não é, as situações e as dificuldades de August, serve de ensinamento para quem lê, pois o modo como ele lida com cada crítica, e cada brincadeira disfarçada de provocação é surpreendente para uma criança de apenas 9 anos, situações ruins que muitas vezes nós que somos mais velhos não teríamos a mesma posição que ele teve frente a todas as maldades que ele sofreu, que muitas vezes partiu meu coração. Recomendadíssimo! Uma obra que mereceria até mais do que apenas 5 estrelas, a forma como cada situação foi descrita para o leitor, fazendo com que ele sinta na pele, cada angústia vivida por August. O tema de fundo bullying, foi bem explorado pela autora. A narrativa simples mas objetiva, onde temos a visão de vários personagens e não apenas de August diante de todas as situações.   

5 comentários:

  1. Ótima resenha,quero ler

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser lindo. Adoro Diário de um Banana, mas é de comédia, por mais que esse Toque do Queijo seja mesmo bem ruim.
    Adorei a resenha
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mah! É um livro maravilhoso. Também li Diário de Um Banana, e realmente o Toque do Queijo lá têm um aspecto engraçado, mas aqui da maneira como Auggie passa para o leitor, deixa seu coração em pedaços, leia e depois me conte o que achou :D
      Obrigada e volte sempre
      Abraços

      Excluir
  3. Esse livro é uma fofura! Adorei! :D

    Barbara.

    ResponderExcluir
  4. Eu chorei tanto no final deste livro!! Eu adorei a sua resenha. http://comosobreviveravidadegarota.blogspot.com.br/2014/11/minha-pequena-princesa.html

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo