Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

 " Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você" 
                                                                                                     Uma Longa Jornada, 330  

                                                                                    




Autor: Nicholas Sparks
Título Original: The Longest Ride
Ano de Publicação: 2013
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Traduzido por: Maria Clara de Biase
ISBN: 978-85-8041-195-9

               

                                                                                                   


               

               Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
               Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
              Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
              Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

                Ira Levinston tem 91 anos, e devido à sua idade avançada tem a saúde muito debilitada e frágil por causa dos remédios fortíssimos dos quais faz uso. Durante boa parte da sua vida ele foi casado com Ruth, que faleceu há nove anos, e desde então Ira leva uma vida solitária e vazia, sem filhos, amigos ou parentes vivos para lhe fazer companhia, ele tem apenas suas memórias com Ruth. Conheceram-se um pouco antes de a Segunda Guerra Mundial começar e desolar diversos países e milhares de vidas por onde passou, após se conhecerem a vida dos dois nunca mais foi a mesma. E o que antes era amizade, passou a ser amor na sua forma mais pura e delicada. 
               Durante todos os anos, a cada novo aniversário de casamento Ira e Ruth trocavam cartas entre si e viajavam sempre para o mesmo lugar, que tornou-se uma espécie de tradição para os dois, após descobrirem por mero acaso que o lugar era repleto de obras de arte de artistas que ainda eram desconhecidos, mas que tinham talento e mais tarde muitos deles tornaram-se renomados. Ruth era apaixonada por arte, e Ira que amava ver a esposa feliz e sorrindo à toa, sempre cedia e lhe comprava algumas obras. Para eles a felicidade de ter um ao outro nunca parecia ter fim, e o pensamento de que um dia um deles não estaria mais junto do outro, sempre parecia distante demais. Após a morte de Ruth, Ira continuou com a tradição de visitar o lugar preferido deles e, escrever cartas para trocar com a esposa que infelizmente nunca as leria. Visitar aquele lugar, onde havia tantas memórias felizes dos momentos em que passaram um ao lado do outro, era reconfortante para Ira. Mas, em uma dessas viagens, quando a neve caia com força sobre a estrada, cobrindo o que encontrava pela frente, deixando a pista escorregadia e fácil para perder o controle de um veículo, em uma combinação perigosa com os remédios de Ira e seus efeitos colaterais que tornavam impossível conduzir um carro sozinho já que muitos deles afetava diretamente a visão, mas como Ira sempre foi teimoso, decidiu dirigir, e durante a manobra em uma curva fechada sob uma ribanceira, ele perdeu o controle do carro, que atravessou a pista e desceu boa parte da encosta, e chocou-se contra uma árvore que foi capaz de suportar o choque da colisão. Ira está sozinho e gravemente ferido, e pedir por socorro em seu estado é impossível, pois ele não tem força suficiente nem para mover a cabeça que está posicionada no air bag, e a vegetação da encosta camufla grande parte do veículo, e o que sobra a neve acaba por cobri-la . Alternando entre a inconsciência e a lucidez, ele acaba recebendo uma visita inesperada, a visita de sua esposa Ruth. Ela tenta mantê-lo acordado e vivo, conversando com ele e fazendo reascender todas as memórias já vividas.
              Não muito longe dali, Sophia Danko uma estudante de arte que mudou-se de Nova Jersey para a Carolina do Norte apenas para estudar e que sonha em trabalhar em um museu, está sendo perseguida pelo seu ex-namorado Bryan, que não vai deixá-la em paz até que ela o perdoe e volte para ele. Sophia estava em bar country, com sua amiga Marcia, que após horas de muita insistência conseguiu que Sophia aceitasse o convite. Sophia relutou fortemente, já prevendo que Marcia provavelmente a abandonaria para sair com algum garoto. Elas foram para a festa country que estava sendo realizada, e após um certo tempo resolveram ir para um barzinho. O lugar era apertado e havia muitos caubóis, Sophia decidiu então sair um pouco do bar e dar uma volta, quando ela já estava mais afastada do bar, alguém surge e agarra o seu braço, é Bryan, seu ex-namorado e está bêbado. Sophia tenta fracassadamente soltar-se dele, mas ele não parece estar disposto a colaborar, ele quer conversar com ela a qualquer custo, a insistência de Bryan dá lugar a discussão, e não muito longe deles, um estranho os observa, e quando Bryan tenta agarrar Sophia contra sua vontade, e então o estranho que tanto os observava ataca, imobilizando-o completamente e libertando Sophia. O estranho é Luke Collins, um peão de montaria, que acabou de vencer a competição. Luck é alvo de desejo de muitas garotas que estão na festa, mas ele simplesmente não demonstra qualquer vestígio de interesse por nenhuma delas. Não demonstrava até encontrar Sophia. Ele decide convidá-la para um pequeno passeio pela festa, mas um tanto distante de todo o barulho, já que Sophia está visivelmente assustada. Ela aceita. Luck à leva para observar as estrelas na carroceria de sua camionete. 
             Conforme os minutos vão passando, e se transformando em horas, a afinidade entre os dois aumenta, o que lhes dá total liberdade para conversarem de diversos assuntos, inclusive sobre si mesmos. Luck e Sophia descobrem que compartilham várias coisas em comum, e a amizade que parece estar apenas florescendo entre os dois, poderá ganhar um tom diferente. 


Um livro I-N-C-R-Í-V-E-L! Adorei cada detalhe. Confesso para vocês que neste livro o Nicholas Sparks voltou a ser aquele Nicholas Sparks que emocionava, e que passava lições sobre o amor, e eu estava sentindo falta desse Nicholas que eu não encontrava em alguns livros dele, mas que neste voltou com tudo, trabalhou muito bem o enredo, e o desenvolvimento de cada personagem, O livro transcorre pelos pontos de vista de Luck, Sophia e Ira e são narrados em 1° pessoa. 
Confesso também que por muito pouco este livro não me levou as lágrimas. Totalmente surpreendente, o final achei maravilhoso, uma vez ou outra a narrativa dá uma pequena arrastada, mas depois retorna ao ritmo normal. 
O livro é super RECOMENDADO, mereceu todas as 5 estrelas, tanto pela qualidade quanto pelo desenvolvimento. Simplesmente adorável. E para quem nunca leu Nicholas Sparks está é uma ótima deixa.


Há também o trailer do filme que será lançado em breve, e que por sinal é bem diferente do livro :(  


(não há legenda)


                                                           Combina com o livro ......  



Gostou da resenha? Então não esqueça de curtir a nossa página no facebook na barra lateral direita, ou clicando aqui. Assim você fica por dentro das próximas resenhas e tudo o que acontece no blog. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão respondidos com carinho, deixe também sugestões e opiniões.
Obrigada e volte sempre! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Voltar ao topo